spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.

Despacho  

O Centro de Despacho é responsável pela coordenação do funcionamento da rede de transporte e dos sistemas electroprodutores até as saídas de média tensão das subestações de distribuição, sendo de referenciar as seguintes: abastecimentos de energia aos pontos de entrega em média tensão, monitorização das atividades de produção dos centros electroprodutores e coordenação das indisponibilidades da rede de transporte e dos produtores sujeitos a despacho. A execução destas diferentes atividades é possibilitada pela ação conjunta de um número de mecanismos entre os quais podemos diferenciar:

RTUs

As RTUs, abreviatura atribuída às Remote Terminal Units, permitem supervisionar o estado de atividade das centrais e subestações, suportando a comunicação entre as várias unidades remotas de comando e aquisição de dados. Existem três tipos diferentes de RTUs no sistema elétrico regional, designadamente as ED1000, as P214 e as LSA.

SCADA

O SCADA, abreviatura atribuída a Supervisory Control and Data Acquisition, é um sistema informático que, como o nome sugere, controla os diferentes processos da rede de transporte e electroprodutor e a recolha de dados em tempo real das unidades remotas (RTU’s). Adicionalmente, o SCADA armazena e cataloga todos os eventos ocorridos da rede de transporte e electroprodutor, emitindo avisos sonoros quando existem ocorrências que possam ser prejudiciais ao funcionamento contínuo e estável da mesma.

Programas Informáticos

Os programas informáticos que suportam o Despacho permitem assegurar a estabilidade de diferentes aspetos da rede de transporte e do sistema electroprodutor. Entre as diferentes tarefas asseguradas por esses programas, podemos destacar: a segurança e fiabilidade do sistema elétrico (como é o caso do programa DPF, ou Dispatch Power Flow); a gravação de diferentes estados da Rede de Transporte e do sistema Electroprodutor para estudo posterior (como é o caso do programa SAV, ou Save Case), a análise de contingências de rede e de situações potencialmente perigosas (como é o caso do programa CA, ou Contingency Analysis); o treino de novos técnicos de despacho (como é o caso do programa SDB, ou Study Database) e a disponibilização de informação existente no centro de despacho a todos os serviços que dela necessitem (como é o caso do programa IS400, ou Information Station 400).

Despacho

 

Publicado em 07/03/2018 10:13.

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente
Linha gratuita: EEM 800 221 187
Todos os dias, das 08h00 às 00h00.
Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
9064-501 Funchal Madeira
Portugal

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)
Linha gratuita: 800 221 187
Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

Gabinete de Proteção de Dados
Endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt

 
 
© Copyright 2018 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.