INOVAÇÃO ENERGÉTICA NA MADEIRA, O CAMINHO A SEGUIR.
ILHAS DA UE E A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA LIMPA.
A Madeira é apontada como um excelente exemplo de uma ilha que está a ser pioneira na transição energética num quadro de análise das ilhas da Comissão Europeia.
Para definir as prioridades da sua transição energética, a Madeira desenvolveu um plano de ação de energia sustentável em 2012. O plano visava conquistas em várias frentes e o compromisso da Região Autónoma da Madeira para com as metas climáticas tem vindo a concretizar-se. Em 2022/2023 espera-se que a Madeira consiga produzir 50% da sua eletricidade através de fontes de energia renováveis e que essa capacidade possa aumentar para 70%, à medida que mais sistemas inovadores de produção e armazenamento entrem em operação no futuro. Neste âmbito a EEM é apontada como um dos principais impulsionadores da região para alcançar uma transição energética cada vez mais eficaz e eficiente.
Saiba mais no artigo publicado site oficial da União Europeia em: https://ec.europa.eu/info/news/focus-eu-islands-and-clean-energy-transition-2021-jul-15_en
Atualizado em 05/08/2021 16:05.