spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.
print
  1. Início
  2. EEM
  3. Projetos Recentes/Em Curso
  4. Subestação de S. João 60/6,6 kV

Subestação de S. João 60/6,6 kV

A Subestação do São João, obra da responsabilidade da Empresa de Eletricidade da Madeira, visa fazer face ao aumento dos consumos da zona envolvente, destacando-se o Centro Comercial Dolce Vita e as novas infraestruturas do Porto do Funchal, entre outros, bem como melhorar a fiabilidade e as condições de segurança do sistema elétrico, com impacte positivo ao nível da qualidade de serviço. Esta subestação 60/6,6 kV, faz a interligação entre a rede de transporte e a rede de distribuição de média tensão, tendo sido concebida com as melhores tecnologias atualmente disponíveis, nomeadamente os transformadores, sistemas de comando e controlo e celas de 60 e 6,6 kV.

A instalação encontra-se dimensionada para dar resposta às previsões de evolução de consumo de eletricidade a longo prazo, estando equipada com:

  • 2 Transformadores de 15 MVA 60/6,6 kV, garantido a alimentação a uma grande área estratégica da zona central do Funchal, com principal incidência entre o Porto do Funchal e a zona do Tecnopolo, no sentido Norte-sul e entre a Câmara do Funchal e a zona hoteleira do Lido (sentido Este-Oeste), passando pelo Hospital Dr. Nélio Mendonça;

  • 5 Celas blindadas de ligação a 60 kV, com barramento duplo, isolado a SF6; 

  • 24 Celas de 6,6 kV, isolados a SF6;

  • Sistema de comando e controlo;

  • Bateria de condensadores – 4 MVAr;

  • Serviços auxiliares.

Esta obra insere-se num plano de modernização e expansão da rede de transporte na zona do Funchal, compreendendo a construção de um anel subterrâneo, ao nível dos 60 kV, entre a Central Térmica da Vitória e a Subestação dos Viveiros, passando pelas subestações do Amparo, Virtudes e São João. Por este facto, a realização desta obra compreende também a ligação subterrânea entre a subestação dos Viveiros e a Subestação do São João, com uma capacidade na ordem de 50 MVA (cerca de 4 vezes mais que os atuais cabos em exploração a 30 kV).

A construção desta infraestrutura obedeceu a critérios de respeito pelo ambiente, não só no que respeita a uma adequada integração arquitetónica e paisagística, mas também nos materiais empregues e técnicas de construção.

O investimento global associado a esta nova subestação ascende a cerca a 4,0 milhões de euros.

 

  Subest Sjoao Int

Subest Sjoao2 Subest Sjoao

  

Publicado em 27/04/2015 17:40.

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente (Linha gratuita)

Linha EEM 800 221 187

Todos os dias, das 08h00 às 00h00.

Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

Linha EEM 800 221 187

Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

 
 
© Copyright 2014 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.