spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.
print
  1. Início
  2. EEM
  3. Projetos Recentes/Em Curso
  4. Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV

Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV 

A atual Subestação dos Prazeres, construída no ano de 1987, resultado da ampliação de um posto de transformação existente, encontra-se num estado de obsolescência, incompatível com os atuais padrões de qualidade exigíveis a uma instalação daquela natureza. Em face desta situação, a construção de uma nova subestação constitui um investimento indispensável que permitirá melhorar, de forma significativa, os índices de qualidade de serviço daquela área de rede.

SubestaçãoPrazeres

Esta intervenção encontra-se prevista no Plano de Investimentos da EEM desde 2007, tendo sofrido diversos adiamentos, motivados pela conjuntura económico-financeira adversa que fustigou a Região Autónoma da Madeira, tendo a EEM decidido adiar este projeto em detrimento de outros mais urgentes e críticos. Ultrapassada em fase, foi lançado no dia 13 de fevereiro de 2014 um procedimento concursal tendente à adjudicação da Construção e Montagem da Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV, tendo o mesmo culminado no dia 15 de dezembro de 2014 com a assinatura do contrato com a SIEMENS, S.A., que apresentou a melhor solução técnico-económica, de acordo com os critérios do Caderno de Encargos.

A nova Subestação dos Prazeres será construída junto ao atual Posto de Corte a 30 kV do Lombo da Velha. Esta subestação será do tipo interior, constituída por um edifício de comando, com uma cela de transformador de potência anexa, com entradas e saídas subterrâneas, sendo que todos os equipamentos elétricos de MT e BT, proteção, comando e controlo serão instalados no interior do referido edifício. Esta instalação será composta por dois escalões de tensão, um a 30 kV, constituído por um quadro do tipo GIS (Gas Insulated Swichgear) com 4 celas modulares, e outro a 6,6 kV, também do tipo GIS, com 11 celas modulares. Está também prevista a instalação de um moderno Sistema de Proteção, Comando e Controlo, bem como de Serviços Auxiliares.

O atual projeto obedeceu a critérios de respeito pelo ambiente, nomeadamente uma adequada integração arquitetónica e paisagística, bem como o cumprimento da totalidade dos requisitos ambientais exigidos a uma instalação desta natureza, designadamente: requisitos naturais de eficiência energética do edifício da subestação, condicionamento acústico de modo a atenuar fortemente o impacto do ruido provocado pela instalação nas populações vizinhas, monitorização permanente do gás de hexafluoreto de enxofre (SF6), utilizado nos equipamentos de MT e tratamento e recolha de resíduos sólidos produzidos na instalação.

EsquemaPrazeres

AlçadoSudoesteCom um investimento estimado em 1.500.000€ e uma data de entrada em serviço prevista para o último trimestre de 2015, a nova Subestação dos Prazeres 30/6,6 kV, permitirá melhorar a qualidade de serviço prestado pela EEM a todos os clientes daquela área de rede.

 

Publicado em 30/08/2017 10:03.

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente
Linha gratuita: EEM 800 221 187
Todos os dias, das 08h00 às 00h00.
Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
9064-501 Funchal Madeira
Portugal

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)
Linha gratuita: 800 221 187
Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

Gabinete de Proteção de Dados
Endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt

 
 
© Copyright 2018 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.