Segurança Informática
O site da EEM foi desenvolvido segundo as medidas de segurança máximas de forma a garantir a confidencialidade das comunicações entre o cliente e a EEM.
Os serviços de transação funcionam num servidor seguro que utiliza o protocolo SSL (Secure Socket Layer), padrão de segurança na Internet.
O SSL é um protocolo que fornece privacidade e integridade entre um cliente e o servidor de uma aplicação Web. O servidor seguro estabelece uma ligação encriptada que só é inteligível entre o computador do cliente e o próprio servidor da EEM.
Utilizando este protocolo, a EEM garante que:
- O Cliente está a informar os seus dados ao servidor da EEM e não a qualquer outro que se faça passar por ele;
- Entre o cliente e o servidor da EEM os dados circulam encriptados, evitando a sua possível leitura ou manipulação por terceiros.
Na EEM Online, as operações de consulta, adesão, alteração ou pagamento das suas faturas, encontram-se protegidas por certificados de segurança digitais emitidos pela DigiCert.
A certificação DigiCert assegura o mais alto nível de segurança e confiança aos nossos Clientes, pois desta forma tem a certeza de que o site em que está a navegar é legítimo. Esta certificação assegura que a informação trocada pelos seus browsers de Internet é privada e confidencial.
Com este processo, após a introdução do Número de Cliente e a Palavra-passe, toda a informação é enviada automaticamente para validação por parte do servidor da EEM. A partir desse momento, qualquer ação executada pelo Cliente sobre as funcionalidades do EEM Online será enviada ao sistema da EEM que verifica automaticamente a informação das contas e dos dados dos Clientes.
Pode confirmar que se encontra numa ligação segura através do endereço URL que se encontra nas propriedades (clicando no botão direito do rato). O referido endereço URL começa por 'https', no qual o ‘s’ identifica que os conteúdos estão a ser disponibilizados através de um servidor seguro. Também poderá identificar, na linha inferior da janela do browser, a presença de imagem de um pequeno cadeado sendo este igualmente um sinal identificador de que se encontra a navegar num site seguro.
A EEM também chama a atenção para o Phishing, que é um tipo de roubo de identidade on-line que utiliza correio eletrónico e websites fraudulentos concebidos para roubar os seus dados ou informações pessoais, como números de cartões de crédito, palavras-passe, dados de conta ou outras informações.
O esquema mais frequente neste tipo de ataques consiste no envio de mensagens de correio eletrónico falsas para a lista de contactos de utilizadores cujo equipamento, ligado à internet, se encontra infetado com software malicioso, propagando o esquema de phishing.
De forma a se proteger contra estes ataques, recomendamos que siga as regras comuns a uma utilização segura da internet que são:
- Nunca envie informação pessoal que lhe seja solicitada por correio eletrónico tal como: nº do cartão de crédito, nome de utilizador, palavra-passe ou outra informação privada. A EEM nunca lhe pedirá este tipo de informação através desta forma de comunicação;
- Se suspeitar que recebeu uma mensagem com um esquema de phishing, elimine de imediato a mensagem da caixa de correio eletrónico;
- Nunca siga as ligações existentes nos e-mails suspeitos. Caso queira aceder, introduza o endereço referido na mensagem diretamente no browser e navegue a partir daí;
- Nunca utilize os contactos indicados no e-mail. Em caso de dúvida, confirme a veracidade do e-mail contactando-nos através da linha EEM 800 221 187 (chamada grátis);
- Certifique-se que o software que utiliza no seu computador se encontra atualizado, nomeadamente o browser e software de proteção antivírus e firewall.
Caso um utilizador tenha acedido à ligação enviada pela mensagem fraudulenta, e executado o ficheiro anexo, deverá procurar ajuda técnica especializada, indicando o sucedido. Por outro lado, a EEM recomenda a mudança de credenciais para os acessos mais sensíveis e a não utilização de qualquer computador que possa ter sido afetado e que não esteja comprovadamente “limpo”.
Atualizado em 18/12/2019 14:02.