spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.

Parques Eólicos

Desde há muito tempo que a humanidade utiliza diversas formas de energia renovável. As aplicações mais conhecidas e tradicionais são as azenhas, que aproveitam a energia potencial inerente a um desnível e queda de água, os moinhos de vento e os barcos à vela, ambos os quais usufruem da energia contida nas camadas de ar em movimento.

Analogamente, há já algum tempo que as sociedades utilizam a energia cinética do vento para fazer rodar turbinas com pás semelhantes às de uma hélice de avião, produzindo, desse modo, energia eólica. O movimento assim obtido é transmitido através de um veio a um gerador, instalado no topo de torres de suporte, que produz energia elétrica.

Os últimos 20 anos foram decisivos para a evolução dos aerogeradores. Incentivadas pelo aumento significativo dos custos dos combustíveis e pelas campanhas de sensibilização pública organizadas por diversos movimentos ecológicos, várias companhias energéticas investiram montantes apreciáveis de recursos financeiros e técnicos na pesquisa e aperfeiçoamento de alternativas viáveis e economicamente responsáveis ao uso de energias não-renováveis. Atualmente, os problemas de arranque, estabilidade e interligação com a rede elétrica, que ensombraram as fases iniciais desse processo de pesquisa estão resolvidos, possibilitando o estabelecimento de inúmeros geradores de energia eólica, não só em Portugal, mas em muitas outras áreas do globo.

Apesar destes desenvolvimentos, o uso de energia eólica apresenta três problemas distintos: em primeiro lugar, porque está disponível apenas nas massas de ar em movimento, não é facilmente controlável; em segundo lugar, não pode ser armazenada; em terceira lugar, a variação de velocidades e direções dos ventos criam problemas de instabilidade na tensão e frequência da rede elétrica. Embora o avanço da tecnologia associada à eletrónica de potência tente atenuar estes efeitos secundários, ainda não é possível evitar investimentos noutro tipo de centrais devido à própria sazonalidade e intermitência da movimentação dos ventos.

Na Região Autónoma da Madeira existem 11 parques eólicos ligados à rede, 9 na Madeira e 2 no Porto Santo, sendo 6 parques pertença da EEM (1 no Porto Santo) e da ENEREEM (4 na Madeira e 1 no Porto Santo) e os restantes 5 (4 no Paúl da Serra e um no Caniçal) de outras entidades privadas.

Parques Eólicos do Paúl da Serra
Parques Eólicos do Cabeço do Carvalho

 eolicos

 

Publicado em 06/06/2017 10:35.

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente (Linha gratuita)

Linha EEM 800 221 187

Todos os dias, das 08h00 às 00h00.

Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

 

Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
9064-501 Funchal
Madeira Portugal

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

Linha EEM 800 221 187

Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

 

 
 
© Copyright 2017 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.