Central da Calheta Inverno
A Central da Calheta de Inverno foi construída em 1992, com o objetivo de aproveitar os caudais excedentários ao abastecimento público e garantidos pelos caudais já turbinados na Central da Calheta. Como sugerido pelo seu nome, a central fica situada na vila da Calheta, junto à margem direita da ribeira do mesmo nome, à cota de cerca de 13 metros e aproveita a água turbinada na Central da Calheta, utilizando uma queda útil de cerca de 610 metros.
A Central da Calheta de Inverno funciona, sobretudo, durante o Inverno, sendo a água conduzida desde a Central da Calheta até à câmara de carga (com 20.000m3 de capacidade), através de um canal com 1.800 metros de extensão, construído sobre o troço inicial da levada da Ponta do Pargo. Durante o Verão, a água escoante na levada é essencialmente destinada ao regadio, verificando-se que a jusante da câmara de carga a levada da Ponta do Pargo não é alterada.
A água turbinada na Central da Calheta de Inverno é restituída diretamente no mar, uma vez que a cota de jusante já não permite outra utilização.
A contribuição média anual desta central é de cerca de 20 GWh.
Ver mais informações
Atualizado em
21/06/2023 12:41
por
Joana Araújo.
Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões