spinner

Por favor aguarde

  logo
PT | UK
EEM Online
entrar
registar
icon
EEM Online
×
Utilizador Registado
banner
.
Ainda não é cliente EEM Online? Adira a esta loja virtual aberta só para si 24h por dia e comprove as suas vantagens.

Descrição das ações elegíveis

As ações desenvolvidas no âmbito da medida “Sistemas de regulação de fluxo luminoso e iluminação LED em vias públicas e monumentos na RAM” foram as seguintes:

A1 - substituição de luminárias com lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led (a1-led vias2)  

Breve descrição
Inicialmente, a Ação A1 previa a instalação de cerca de 60 Reguladores de Fluxo Luminoso (RFL) trifásicos e monofásicos, entre 20 e 30 kW de potência unitária, a instalar em postos de transformação que alimentam a rede de Iluminação Pública (IP).  Contudo, no seguimento do procedimento de consulta ao mercado, as propostas apresentadas não cumpriram a generalidade dos requisitos do caderno de encargos, não tendo sido possível formalizar a adjudicação. Por outro lado, verificou-se existirem outros fatores de grande relevância estratégica e de sustentabilidade, o que levou a EEM a reequacionar alternativas à concretização dos objetivos/metas desta ação específica.

Neste âmbito a EEM apresentou um pedido de alteração do tipo de ação, que não comprometesse os objetivos principais previstos na candidatura no âmbito dos quais a medida foi aprovada, estimando-se na altura a substituição de cerca de 1.270 luminárias de vapor de sódio de alta pressão (VSAP) por luminárias com tecnologia LED, em instalações de iluminação pública por toda a Região, em detrimento da instalação dos 60 RFL.

Esta alteração de tipologia de ação recebeu parecer positivo por parte da ERSE e dos municípios aderentes.

A fim de distinguir esta ação da A2, que teve o mesmo objetivo substituir luminárias convencionais por outras mais eficientes, utilizando tecnologia LED, e uma vez que teve um procedimento separado, passamos a designar a ação A1 por A1-LED Vias2.

Potenciais beneficiários
Entidades com consumos de energia elétrica para a iluminação pública, nomeadamente as autarquias ou seus representantes, as entidades concessionárias rodoviárias ou outras entidades.  

Condições de participação
Terem consumos de energia elétrica para a iluminação pública. Suportar parcialmente os custos de aquisição e instalação dos equipamentos, sendo que estes custos deverão ser inferiores às poupanças induzidas, considerando uma gestão adequada dos equipamentos. Assegurar à EEM o custo da manutenção dos sistemas durante o período de vida útil. 

A2 - substituição de luminárias com lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led (a2-led vias1)

Breve descrição
Substituição de cerca de 100 luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão, ou de eficiência inferior, por luminárias LED de alta eficiência, com regulador de fluxo luminoso incorporado, em vias públicas (rodoviárias e pedonais) da RAM.  

Potenciais beneficiários
Entidades com consumos de energia elétrica para iluminação pública em vias públicas, nomeadamente as autarquias, ou seus representantes.  

Condições de participação
Terem consumos de energia elétrica para a iluminação pública.

Suportar parcialmente os custos de aquisição e instalação das luminárias LED, sendo que estes custos deverão ser inferiores às poupanças induzidas pela utilização dos LED considerando uma gestão adequada dos equipamentos.

Assegurar à EEM o custo da manutenção dos sistemas durante o período de vida útil.  

A3 - substituição de luminárias com lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led em monumentos (a3-led mon)

Breve descrição
Substituição da iluminação de fachada convencional de dois monumentos por luminárias ou projetores LED de alta eficiência, com regulador de fluxo luminoso incorporado e dispositivo de orientação da incidência do foco luminoso (para minimizar a dispersão da luz).  

Potenciais beneficiários
Proprietários e responsáveis pela iluminação de fachadas de monumentos da RAM.  

Condições de participação
Terem consumos de energia elétrica para a iluminação pública.

Suportar parcialmente os custos de aquisição e instalação das luminárias LED, sendo que estes custos deverão ser inferiores às poupanças induzidas pela utilização dos LED considerando uma gestão adequada dos equipamentos.

Assegurar à EEM o custo da manutenção dos sistemas durante período de vida útil.

 

Publicado em 27/09/2016 15:13.

Conteúdo não disponível

Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

 
Contactos

Serviço de Apoio ao Cliente (Linha gratuita)

Linha EEM 800 221 187

Todos os dias, das 08h00 às 00h00.

Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

 

Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

Linha EEM 800 221 187

Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

 
 
© Copyright 2014 - ELECTRICIDADE DA MADEIRA. Todos os direitos reservados.