Sustentabilidade

Share Image

Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Para informação mais detalhada, consulte a Política de Cookies. Poderá consultar também a nossa Política de Privacidade.

Cookies facultativos
    image
    icon
    EEM Online
    Utilizador Não Registado

    Ao aderir como Cliente pode consultar informações relativas à sua conta de energia elétrica, entre as quais: dados contratuais, leituras, consumos dos últimos doze meses, movimentos regularizados e por regularizar.

    Técnicos Profissionais registados na DRCIE podem aderir à EEM Online para efetuar o Pedido de Ligação à Rede (PIT), consultar o histórico de pedidos e solicitar informações diversas à EEM.

    Entidades Públicas da RAM devem estar registadas na EEM Online para aceder a informações do sistema SIT Geo EEM, sobre as instalações elétricas de alta, média e baixa tensão e ainda iluminação pública, incluindo o traçado de linhas e cabos, através do sistema SIG da EEM. O registo para estas Entidades far-se-á por solicitação formal à EEM, através de meios tradicionais.

    icon

    Sustentabilidade

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    print
    1. Início
    2. Sustentabilidade
    3. Sistema de Gestão Ambiental

    SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

    Boa energia gera bom ambiente.

    EEM implementou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), em conformidade com o referencial normativo NP EN ISO 14001 (APCER), em todos os seus setores de atividade em 2011, no âmbito do Plano de Promoção de Desempenho Ambiental, tendo obtido o Certificado Ambiental, em 2012, para a ilha da Madeira.

    Em 2015, procedeu à extensão do âmbito da certificação aos serviços na ilha do Porto Santo, tendo efetuado a transição para a ISO 14001:2015 desde julho de 2018, em ambas as ilhas. Mais recentemente, renovou a mesma Certificação Ambiental, válida até 2021.

    CertificacaoAmbiental

    O SGA é uma ferramenta fundamental para assegurar o cumprimento das obrigações de conformidade legais aplicáveis e o alcance dos objetivos ambientais.

     

    A EEM tem vindo a implementar um Sistema de Gestão Ambiental que tem como objetivo principal identificar, de forma sistemática, os aspetos ambientais significativos consequentes e derivados da sua atividade, estabelecendo programas e ações que visam a melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo, assim, para a mitigação dos impactes no ambiente e para a prevenção da poluição.

    QUAIS OS ASPETOS E IMPACTES AMBIENTAIS

    A EEM atua de forma sustentável, desde a origem até chegar ao consumidor.

    A EEM tem como principais atividades a produção, transporte, distribuição e comercialização de energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos clientes.
    Saiba mais sobre a nossa atividade, passo a passo.

    Tendo por base os aspetos ambientais mais relevantes relacionados com a atividade da EEM, é possível avaliar os impactes ambientais inerentes e a necessidade de prevenir e controlar questões ambientais.

    image
    Ruído

    Ruído (Emissão de Ruído)

    A emissão de ruído é considerada um impacte ambiental porque causa incomodidade à população envolvente.

    O CONTROLO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS MAIS RELEVANTES

    Plano de Ação para a Energia Sustentável

    Seguindo a orientação estratégica de desenvolvimento sustentável, enquadrada no Plano de Ação para a Energia Sustentável, a EEM tem vindo a desenvolver a sua atividade controlando as questões ambientais mais relevantes, as quais respeitam, sobretudo, à prevenção e controlo das emissões e à minimização de utilização dos recursos.

    No decorrer de 2018 assinalam-se as mais relevantes variações, comparativamente a 2017: 

    • CONSUMO DE ÁGUA:
      Acréscimo do consumo de água de rede, em 22,8%, devido a um aumento significativo de obras de construção civil.
    • CONSUMO DE PAPEL:
      Redução em 1,1% do consumo de papel afeto à faturação.
    • PRODUÇÃO DE RESÍDUOS:
      Decréscimo de 2% do total de resíduos produzidos.
    • CONSUMO INTERNO DE ENERGIA ELÉTRICA:
      Redução de 10%.
    • EMISSÕES ESPECÍFICAS DE CO2 (g/kWh):
      Decréscimo de 5% nas emissões de CO2.
    • CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS:
      Redução de 6%.
    • PEGADA DE CARBONO:
      Redução de 5%.
    • EFICIÊNCIA ENERGÉTICA:
      Melhoria da eficiência energética do edifício sede de E para C.
    image

     

    A EEM prevê anular o consumo anual de papel interno, equivalente a 77 árvores por dia, com a plantação em área florestal de plantas endémicas.

    1Dia77ArvoresGIF

    Publicado em 10/01/2020 16:47.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões

     
    Contactos

    Serviço de Apoio ao Cliente
    Linha gratuita: EEM 800 221 187
    Todos os dias, das 08h00 às 00h00.
    Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

    Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
    9064-501 Funchal Madeira
    Portugal

     

    Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)
    Linha gratuita: 800 221 187
    Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
    Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

    Gabinete de Proteção de Dados
    Endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt

    Contacte-nos

    • Use o nosso formulário de contacto para falar connosco.
    • + VER MAIS 

     

    Ajude-nos a melhorar

    • Ajude-nos a melhorar o nosso serviço.
    • + VER MAIS 

      

    Consulte os seus pedidos

     

    EEM

    Apoio ao cliente EEM | Linha Gratuíta

    Todos os dias, das 08h00 às 00h00

    800 221 187

    Endereço Eletrónico EEM clientes@eem.pt

     

    Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

    Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

    800 221 187

    Endereço Eletrónico EEM pit_at@eem.pt

     

    Lojas EEM

    Dias úteis, das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h00

    Lojas do Cidadão

    Dias úteis, das 08h30 às 19h30 e sábados das 08h30 às 13h30