EEM | Empresa de Eletricidade da Madeira

Share Image

Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Para informação mais detalhada, consulte a Política de Cookies. Poderá consultar também a nossa Política de Privacidade.

Cookies facultativos
    image
    icon
    EEM Online
    Utilizador Não Registado

    Ao aderir como Cliente pode consultar informações relativas à sua conta de energia elétrica, entre as quais: dados contratuais, leituras, consumos dos últimos doze meses, movimentos regularizados e por regularizar.

    Técnicos Profissionais registados na DRCIE podem aderir à EEM Online para efetuar o Pedido de Ligação à Rede (PIT), consultar o histórico de pedidos e solicitar informações diversas à EEM.

    Entidades Públicas da RAM devem estar registadas na EEM Online para aceder a informações do sistema SIT Geo EEM, sobre as instalações elétricas de alta, média e baixa tensão e ainda iluminação pública, incluindo o traçado de linhas e cabos, através do sistema SIG da EEM. O registo para estas Entidades far-se-á por solicitação formal à EEM, através de meios tradicionais.

    icon

    EEM | Empresa de Eletricidade da Madeira

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

      • A forma mais rápida para entrar em contato connosco é através da Linha EEM 800 221 187 (chamada gratuita) – Este serviço funciona todos os dias das 8h00 às 00h00.

        Também poderá entrar em contacto com a EEM, através de email clientes@eem.pt ou através do nosso site www.eem.pt.
      • A nossa linha verde 800 221 187 funciona todos os dias, das 8h00 às 24h00.

        As nossas lojas têm um horário de funcionamento das 8h30 às 16h00, encerrando para almoço das 12h30 às 13h30.

        Também possuímos um balcão de atendimento na Loja do Cidadão, que funciona consoante o horário da loja - todos os dias úteis, das 8h30 às 19h30 e sábados das 8h30 às 13h30.
      • Apesar dos nossos compromissos com a satisfação do Cliente, podem surgir situações em que poderíamos agir melhor ou até mesmo ter que corrigir erros que possam ter ocorrido. Se tem uma reclamação a fazer, pode optar por expor o seu caso através dos nossos canais de comunicação, ou pode recorrer a apresentação de uma reclamação através do Livro de Reclamações on line. No prazo máximo de 15 dias obterá uma resposta em conformidade com Decreto-Lei n.º 74/2017, de 21 de junho.

        Em alternativa, pode também recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da Região Autónoma da Madeira (C.A.C.C da RAM), do qual a EEM é empresa aderente.

        Resolver conflitos de consumo através dos serviços de mediação, conciliação e arbitragem do C.A.C.C. da RAM pode ser a forma mais rápida e eficaz de chegar a um entendimento. Pode também apresentar a sua reclamação no C.A.C.C. da RAM desde que esta incida, única e exclusivamente, sobre questões de consumo. O C.A.C.C. da RAM assegura-lhe uma resposta objetiva e em tempo útil.

        Contactos do C.A.C.C. da RAM:

        Para mais informações relativas à Resolução de Conflitos de Consumo, consulte o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt (ao abrigo do artigo 18.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro).
      • Poderá celebrar contrato connosco, deslocando-se a qualquer uma das lojas, situadas em cada concelho da região ou através da Linha EEM 800 221 187

        Em qualquer uma das vias, será solicitado a escritura do imóvel ou contrato de arrendamento, os documentos pessoais do requisitante, comprovativo de NIB e email para adesão à fatura eletrónica.

        Aconselhamos a adesão à fatura eletrónica assim como à adesão ao débito direto.
      • A potência contratada de uma instalação é aquela que foi solicitada pelo cliente à EEM por altura da celebração do contrato de fornecimento de energia elétrica, sendo que, a partir desse momento a EEM garante que, o cliente terá disponível a potencia contratada.

        De referir que, quanto mais alta for a potência contratada, maior será o valor a faturar ao cliente.

      • A potência contratada deve ser calculada com base nas necessidades energéticas da instalação, devendo considerar-se sempre, o numero de equipamentos elétricos, bem como, as respetivas potências. Esta avaliação deve ser efetuada por um técnico qualificado para o efeitos.
      • Este pedido terá que ser efetuado por um técnico (eletricista, engenheiro técnico ou engenheiro eletrotécnico), contratado pelo cliente. O técnico dará entrada no nosso portal de um pedido de informação técnica (PIT), onde indicará os dados pessoais dos clientes, assim como os dados técnicos da nova instalação.
      • A suspensão do contrato não está prevista. No entanto, se deixar todos os aparelhos elétricos desligados, pode solicitar a diminuição da potência contratada para um escalão inferior reduzindo custos mensais na sua fatura e acordar um consumo mensal fixo a “zero”, a ser faturado nos meses em que o contador não é lido, evitando desta forma as estimativas de consumo.

        Em alguns casos, poderá justificar-se rescisão do contrato de fornecimento energia pois poderá solicitar, a qualquer altura, novo contrato, através da nossa loja EEM Online, bastando para tal registar-se no nosso portal.
      • Sempre que efetuar uma obra deverá requer um contador destinado a obras, sendo que o pedido passará pelos mesmos requisitos de uma instalação nova. Deverá ser um técnico a submeter o pedido de informação técnica (PIT) destinado a obras, onde constará os dados do requerente e características da instalação, assim como data de início e conclusão da obra.
      • Deverá contatar um Técnico Responsável por instalações elétricas que irá submeter à EEM um pedido de informação técnica (PIT).

        Para mais informações consulte "Requisição de Fornecimento de Energia Elétrica".

      • A rescisão de contrato poderá ser efetuada por qualquer uma das vias de contacto com a EEM. Para solicitar uma rescisão deverá assegurar-se que as faturas estão liquidadas até à data.
      • Se tem a casa fechada, sem qualquer consumo, deverá nos informar indicando a leitura atual do contador. Desta forma, pode ser acordado um consumo mensal fixo a “zero”, a ser faturado nos meses em que o contador não é lido, evitando desta forma as estimativas de consumo.
      • O consumo de energia elétrica é faturado com base na leitura do contador.

        A leitura do contador é realizada por um profissional da empresa, com uma periocidade de 3 meses. Nos meses em que não é efetuada leitura do contador pela empresa, e caso o cliente não comunique a mesma, o consumo é calculado através de uma estimativa, sempre de acordo com a média apurada baseada no histórico de consumos da instalação.
      • Os serviços da empresa, salvo exceção, procedem à leitura do contador com uma periodicidade de 3 meses, intervalo este, em que são acertadas as faturas de consumo. O acerto do consumo dá-se com o apuramento entre as estimativas calculadas e a leitura efetuada pelos serviços da empresa. No caso em que as estimativas sejam inferiores aos consumos efetivos do cliente, a fatura sofrerá um acerto de valores.
      • A utilização de estimativas na faturação do consumo mensal acontece quando não existe comunicação de leitura por parte do cliente ou quando os serviços da empresa não têm acesso ao contador, no período de faturação aplicável. A faturação do consumo por estimativas é baseado no histórico de consumos previamente registado na instalação e utilizadas para manter a periodicidade mensal da fatura.
      • A fatura de eletricidade mensal pode considerar sempre o consumo real, desde que, para o efeito, o cliente comunique à empresa, mensalmente, e no dia preferencial de comunicação da leitura do contador.
      • Para se poder analisar o consumo de uma instalação elétrica, deve-se avaliar a utilização dos equipamentos de maior gasto, nomeadamente, máquinas de lavar roupa e/ou loiça, e a forma de programar o seu funcionamento tendo em vista a sua maior rentabilização. Tanto a tarifa como a potência contratada atribuída à cada instalação deve estar diretamente ligada à sua utilização, sendo adequada às suas necessidades, bem como ao seu perfil de consumo.
      • A fatura eletrónica é um serviço disponibilizado pela EEM que permite receber mensalmente a sua fatura por correio eletrónico, exatamente com a mesma informação como receberia em papel. Ao aderir à Fatura Eletrónica está a ajudar o meio ambiente, evitando a impressão e envio de papel.

        A adesão à fatura eletrónica pode ser efetuada através de um dos seguintes serviços da EEM:
        • - No site da EEM, no EEM Online;
        • - Através do Correio eletrónico: clientes@eem.pt;
        • - Linha de apoio ao cliente - 800 221 187;
        • - Em qualquer loja da EEM.
      • Para aderir ao pagamento das faturas de eletricidade por débito direto, deverá facultar à EEM, um comprovativo onde conste o nome do Titular da conta bancária, NIB, IBAN, Código SWIFT (BIC code), bem como, preencher e assinar o formulário de autorização disponível nos seguintes serviços:
        • - No site da EEM, no EEM Online;
        • - Linha de apoio ao cliente - 800 221 187;
        • - Em qualquer loja da EEM.

        Para sua segurança, após a adesão ao débito direto, verifique na próxima fatura se a mesma já foi enviada ao Banco para cobrança.
      • Deve fazer a leitura atual do contador e solicitar uma fatura antecipada para que seja faturado o consumo realizado até a leitura que nos apresentou. Depois é efetuar o pagamento ilibando-o de qualquer responsabilidade.
      • Se tem pagamentos em atraso, o melhor será dirigir-se a uma das nossas lojas e expor o seu caso para que seja encontrada a melhor solução para o seu problema.

        De acordo com a regulamentação em vigor, o fornecimento de energia elétrica pode ser interrompido no caso de não pagamento, no prazo estipulado, dos montantes devidos.

        Em caso de interrupção, o fornecimento só será reposto após a liquidação do valor em dívida acrescido dos respetivos juros de mora.

        A interrupção e eventual restabelecimento do fornecimento implicam custos adicionais.
      • A forma mais rápida, segura e comoda será sempre por débito direto, onde no início de cada mês a EEM envia ao banco a fatura mensal da instalação.

        No entanto, a EEM coloca ao seu dispor outras formas de pagamento que podem ser consultadas em "Formas de Pagamento".
      • Deverá deslocar-se o mais brevemente possível a um balcão. Não emitimos novas referências, para pagamentos fora do prazo.

        Caso tenha mais que uma fatura fora do prazo, o corte por falta de pagamento poderá estar iminente.

        Entre em contato com a EEM, através de qualquer uma das vias, exponha a sua situação, de forma a ser aconselhado da melhor forma.
      • Poderá consultar o valor do kWh, no ano em vigor, em Faturação - Tarifário.
      • A tarifa Bi-horária está destinada a clientes que possuam uma potência igual ou inferior a 20,70Kva. Esta tarifa beneficia os consumos efetuados entre as 23h e as 9h, penalizando os consumos efetuados durante o dia (9h00 até as 23h00).

        Qualquer cliente, com potência igual ou inferior a 20.70,que pretenda aderir a esta tarifa poderá solicitar através de qualquer um dos nossos canais.
      • A morada de envio das faturas poderá ser alterada. Para tal, poderá solicitar a alteração no
      • Deverá contatar qualquer um dos nossos canais, nomeadamente:
        • - A nossa linha verde 800 221 187;
        • - Através do email clientes@eem.pt;
        • - Através dos formulários de contato disponibilizados no nosso site;
        • - Lojas EEM.

        Frequentemente solicitamos uma confirmação da leitura, para tal registe a contagem que aparece no visor do seu contador e informe ao funcionário que lhe atender.
      • A Tarifa Social é um apoio para as famílias carenciadas reduzirem as suas despesas de eletricidade e equivale a um desconto, na fatura de eletricidade, fixado pelo Governo e monitorizado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE.
      • A tarifa social destina-se a clientes da EEM em situação de carência económica, devidamente comprovada pelo sistema de segurança social e/ou autoridade tributária e sejam beneficiários de uma das seguintes prestações sociais:
        • - Complemento Solidário para Idosos;
        • - Rendimento Social de Inserção;
        • - Subsídio Social de Desemprego;
        • - Abono de Família; Pensão Social de Invalidez;
        • - Pensão social de velhice;
        • - e/ou Agregados familiares que se enquadrem dentro dos parâmetros descritos em Tarifa Social.

        Para além das condições anteriormente apresentadas, os clientes têm de:
        • - Ser titulares de um contrato de fornecimento de eletricidade em habitação permanente e num único ponto de consumo;
        • - Ter potencia contratada inferior ou igual a 6,9 kVA (confirme a potencia contratada na linha da fatura correspondente e caso seja superior a 6,9 kVA pode solicitar alteração).

      • Aos clientes finais com direito à tarifa social será enviada uma comunicação, informando que lhe foi atribuído o direito à tarifa social. Caso o cliente não concorde com essa atribuição poderá opor-se, no prazo de 30 dias. Se nada disser, o direito à tarifa social é-lhe atribuído.

        Em alternativa, o beneficiário também pode requerer junto das instituições de segurança social competentes e da Autoridade Tributária e Aduaneira um comprovativo da sua condição de beneficiário e apresentá-lo junto do comercializador de energia elétrica.

        É da responsabilidade da Direção Regional de Economia e Transportes a fixação do número de clientes finais que beneficiam da tarifa social, nos termos de protocolo a definir pelo Governo Regional da RAM.

        Para este efeito, a EEM remete para a Direção Regional de Economia e Transportes a informação necessária à identificação dos titulares de contratos de fornecimento de energia elétrica.
      • Existindo consumo de energia elétrica na sua instalação, o contador tem, obrigatoriamente de registar esse consumo. Se, eventualmente, o equipamento não estiver a registar esse consumo, poderá existir uma anomalia ou avaria no mesmo.

        A situação inversa também pode significar avaria no equipamento de contagem, se, por exemplo, desligar o disjuntor geral da instalação e o contador continuar a registar consumo.

        Em caso do mostrador do equipamento de contagem estar ilegível, também pode significar que existe uma anomalia ou avaria do mesmo.

        Um contador digital, em caso de avaria, terá uma luz vermelha intermitente.

        Em qualquer uma das situações acima identificadas, deve contactar os serviços da EEM.
      • Para colocar o contador no exterior da sua residência deve contactar um Técnico Responsável por instalações elétricas afim de serem efetuadas as alterações necessárias. Posteriormente, pode solicitar à EEM a mudança de local de contador. Para o efeito terá de apresentar a ficha de execução elaborada pelo técnico.
      • A EEM Online é um conjunto de serviços interativos gratuitos, disponibilizados a todos os clientes que se encontrem devidamente registados no portal da EEM. A EEM Online pretende ser mais uma loja ao seu dispor, tornando possível o acesso a um conjunto de informações e serviços, a partir do seu computador, sem ter de se deslocar às nossas instalações.
      • Através da EEM Online, tem ao seu dispor diversos serviços, nomeadamente:
        • - Gerir todas as contas de energia elétrica;
        • - Visualizar e pagar online as suas faturas;
        • - Consultar as leituras registadas do contador;
        • - Comunicar anomalias;
        • - Consultar os seus consumos de eletricidade;
        • - Consultar interrupções de fornecimento de energia;
        • - Aderir ao Débito Direto;
        • - Aderir à Fatura Eletrónica.
      • Para aderir à EEM Online, basta preencher o formulário de adesão disponibilizado no site da EEM, indicando o seu número de cliente e os dados de contacto.
        Após o envio dos dados e no caso do seu registo ter sido aceite pela EEM, poderá aceder de imediato à EEM Online.
      • Deverá contactar o Serviço de Apoio ao Cliente através da linha EEM 800 221 187 (chamada grátis) ou através do email clientes@eem.pt, fornecendo o seu número de Cliente.
      • Para recuperar a sua palavra-passe deverá utilizar a funcionalidade Esqueci-me da password, indicando o seu número de cliente e o email utilizado no registo da EEM Online. Após o envio destes dados, receberá no email indicado a sua palavra-passe.
      • Para cancelar o serviço EEM Online, basta preencher o formulário disponibilizado na sua área registada no menu Serviços Subscritos e utilizar a funcionalidade Cancelar existente no serviço EEM Online.
      • Sim, pode efetuar o pagamento das suas faturas utilizando um cartão de crédito. Esta funcionalidade encontra-se disponível na sua área registada no menu Pagamentos e Faturas.

        Para efetuar um pagamento, basta selecionar o(s) documento(s) que pretende liquidar e pressionar sobre o botão PAGAR.

        A operação será executada pela REDUNICRE mediante o fornecimento dos dados do seu cartão de crédito. Toda a informação prestada pelo cliente durante a operação é protegida pela Verisign.
      • Nos contadores eletromecânicos, a leitura do contador a comunicar à EEM, é a numeração que está apresentada no visor.

        Nos contadores digitais, são apresentados os vários tipos de tarifa. Assim, caso a sua instalação seja de tarifa simples, deve comunicar a terceira leitura que lhe aparece no visor (T ou 20).

        No Caso de tarifa bi-horária, as leituras a serem comunicadas devem ser as duas primeiras apresentadas no visor (T1 ou 8.1 e T2 ou 8.2).

        Se a sua tarifa for tri-horária, deverá registar os 3 valores apresentados (T1 ou 8.1, T2 ou 8.2 e T3 ou 8.3).

        O cliente deve apenas ler a numeração que antecede a vírgula ou o quadrado vermelho/amarelo.
      • A leitura do contador pode ser comunicada à EEM através de um dos seguintes serviços:
      • O motivo pela qual existe uma data preferencial para comunicar a leitura do seu contador à empresa, deve-se à necessidade de obter uma leitura atual no dia anterior ao processamento da fatura, permitindo assim, que não sejam calculadas estimativas.
      • A emissão das faturas é processada por zonas, pelo que, a data preferencial para comunicação da leitura do contador depende da localização geográfica da sua instalação.
      • Todos os leitores pertencentes à EEM são portadores de um cartão de identificação, devidamente assinado pela Administração da empresa, onde consta a fotografia e o nome do funcionário. O cartão de identificação deve estar sempre visível. Em caso de dúvida, o cliente pode solicitar ao funcionário que se identifique.
      • É a Política que estabelece os termos em que a EEM trata os dados pessoais dos seus clientes e colaboradores e os direitos que estes podem exercer, de acordo com o disposto no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho - Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) - e restante legislação nacional aplicável em matéria de privacidade e proteção de dados. Consulte aqui no Portal a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da EEM.
      • Um dado pessoal é qualquer tipo de informação relativa a uma pessoa singular. Por exemplo, o nome, um número de identificação, dados de localização, contactos, até elementos da sua identidade física, económica ou social. O tratamento de dados pessoais é qualquer operação efetuada, por meio automatizados e não automatizados, sobre estes dados - recolha, registo, alteração, consulta, utilização, transmissão e destruição.
      • Os dados pessoais são pedidos aos clientes no âmbito da relação comercial estabelecida com o cliente, visando a celebração de contratos de prestação dos serviços de energia elétrica da EEM, conforme for acordado entre as partes. Os dados de informação pessoal poderão também ser-lhe pedidos para poder aceder à área reservada do site da EEM - EEM Online. De notar que toda a sua informação pessoal será usada somente para efetivação de registo na base de dados. Em caso de subscrição, os seus contactos são utilizados igualmente para envio das newsletters.
      • Os dados pessoais do Cliente recolhidos no âmbito do contrato de fornecimento de energia celebrado entre o Cliente e a EEM são tratados para efetuar o fornecimento de energia, sua medição, faturação, cobrança do respetivo preço e outros atos de cumprimento deste contrato, tratamento esse que é necessário para a execução do contrato, e para comunicação às autoridades competentes, no cumprimento das suas obrigações legais.
      • Para garantir a segurança dos seus dados e a máxima confidencialidade, tratamos a informação que nos forneceu de forma absolutamente confidencial, de acordo com as nossas políticas e procedimentos internos de segurança e confidencialidade. Nomeadamente, a EEM adota várias medidas de segurança de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais dos seus clientes contra a perda, difusão, alteração, tratamento ou acesso indevidos ou não autorizados. A conservação dos dados pode ser efetuada pelo período em que subsistirem obrigações legais ou decorrentes da relação comercial com os clientes.
      • Os seus dados não serão transmitidos a entidades terceiras, mas somente para uso exclusivamente interno da EEM. Caso a EEM tenha necessidade de recorrer a terceiros – subcontratantes - para a prestação de determinados serviços, o que poderá implicar o acesso, por esses terceiros, a dados pessoais dos clientes, a EEM assegurará que estas entidades subcontratadas satisfazem os requisitos legais aplicáveis e oferecem as garantias adequadas em matéria de proteção de dados.
      • Sim, existe um Gabinete de Proteção de Dados da EEM. Para solicitar qualquer esclarecimento, relacionado com a proteção dos dados pessoais, deve fazê-lo por escrito para o endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt ou por correio postal para a morada Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32 - 9064-501 Funchal - Madeira Portugal, à atenção do Gabinete de Proteção de Dados da EEM.
      • Deve efetuar um pedido por escrito à EEM, dirigido ao Gabinete de Protecção de Dados, Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32 - 9064-501 Funchal - Madeira Portugal ou enviar a solicitação para: protecaodedados@eem.pt . Se já é um cliente registado na EEM Online, poderá alterar os seus dados pessoais sempre que pretender, bastando inserir o seu Nome de Utilizador (Username) e Palavra-Passe (Password). Caso considere haver tratamento indevido, pode apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados - a autoridade pública que fiscaliza a aplicação da legislação em Portugal.
      • Uma violação de dados é uma quebra de segurança que provoque, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso, não autorizados, a dados pessoais tratados pela EEM. São exemplo de violação de dados: a transmissão verbal ou escrita não autorizada de dados pessoais; a perda, roubo ou guarda em local inseguro de documentos ou dispositivos (PC ou telemóvel); o envio de dados pessoais para o destinatário errado; o envio de e-mail para um conjunto de destinatários utilizando a opção “Para” em vez de “Bcc”.
      • Pode alterar ou retificar o seu consentimento, de forma gratuita, através dos seguintes canais: Serviço de Apoio ao Cliente - 800 221 187 (dias úteis, das 8h00 às 00h00); Na sua área de cliente EEM Online, na opção "Alterar Consentimentos" existente no menu "Gerir Privacidade"; Nas lojas EEM.
      • Direito de informação - Todos os clientes, no ato do consentimento ou não, têm o direito de ser informados sobre os termos que envolvem as operações de tratamento de dados pessoais. Direito de acesso - Caso tenha dado consentimento no tratamento de seus dados pessoais pode aceder a esses dados e confirmar se eles estão a ser ou não objeto de tratamento. Direito de retificação - Se verificar que as suas informações pessoais estão desatualizadas ou incorretas, tem direito à sua retificação ou atualização. Direito ao esquecimento - O cliente tem direito a pedir que os seus dados pessoais sejam apagados e dentro dos limites legalmente previstos, com exceção dos dados que sejam necessários à EEM, no cumprimento das obrigações legais. Direito à limitação e oposição de tratamento - O cliente que consentiu no tratamento dos dados pessoais pode, a qualquer momento, e de forma gratuita, obter a limitação do tratamento integral ou parcial dos seus dados, sem que a sua relação contratual com a EEM seja afetada. Direito de Portabilidade - Qualquer cliente poderá receber os seus dados pessoais e que tenha fornecido, num formato de uso corrente e de leitura automática, de modo a enviá-los para outro responsável pelo tratamento. Direito de não ficar sujeito a decisões individuais automatizadas - O titular dos dados tem o direito de não ficar sujeito a qualquer decisão que possa ser tomada com base exclusiva no tratamento automatizado dos seus dados pessoais, especialmente se essa decisão produzir efeitos na sua esfera jurídica ou afetar significativamente a sua vida pessoal ou profissional.
      • As falhas no fornecimento de energia elétrica pode dever-se a diversos fatores, nomeadamente:
        • - Sobrecarga de energia resultante de um excesso de aparelhos ligados em simultâneo;
        • - Avaria de algum dos aparelhos ou da instalação elétrica;
        • - Avaria ou deficiência exterior à instalação elétrica.
      • Em caso de falha de energia, deve proceder da seguinte forma:
        • 1. Verifique se o Disjuntor Geral (SLE), bem como os disjuntores do Quadro Geral se encontram em posição de ligados;
        • 2. Se algum dos disjuntores estiver na posição de desligado, volte a ligá-lo. No entanto, se após a religação, os disjuntores voltarem a desligar, poderá representar uma sobrecarga (demasiados aparelhos ligados em simultâneo) ou que algum dos aparelhos ou a instalação elétrica tem alguma anomalia;
        • 3. Se todos os disjuntores estiverem ligados e não existirem circuitos elétricos ou aparelhos danificados, nem sobrecarga, e a falha de energia persistir, contacte a Linha de apoio ao cliente - 800 221 187, indicando o código do local de consumo.
      • Esteja atento às tentativas de fraude digital e telefónica para cobrança de valores em nome da EEM. Verifique sempre o remetente da mensagem e os dados inscritos na mensagem.

        A EEM informa que a única referência Entidade verdadeira usada pela EEM é a 20832. Além disso, as mensagens da EEM, por SMS, são sempre enviadas pelo remetente XXXXXX e por email são sempre enviadas pelo remetente XXXXXX, se receber mensagens de outros números ou contas de email, em nome da EEM, considere o conteúdo falso e ignore a mensagem, não click em links que possam existir e apague o SMS ou o email, conforme o caso.

        A EEM lembra que "não faz cobranças através das equipas técnicas", que "a cobrança de faturas em dívida nunca é feita presencialmente", que "os técnicos que vão realizar as leituras ao contador não pedem aos clientes para assinar documentos" e que a empresa "não cobra por alterações contratuais".
      • Caso receba mensagens por email ou sms falsas, que representam um esquema de phishing, através do qual uma entidade desconhecida pretende extorquir os seus dados pessoais e dinheiro, ignore a mensagem, não click em links que possam existir e apague a mensagem.

        Se tiver dúvidas ou suspeita sobre tentativa de fraude, ou se estiver a ser vítima de alguma tentativa de fraude em nome da EEM, deve entrar em contacto com o serviço de apoio ao cliente pela linha gratuita das 8.00h às 24.00h, Tel - 800 221 187, ou dirigir-se ao balcão de uma das lojas EEM para esclarecer as suas dúvidas.
      • Sim, os Clientes da EEM que receberam a mensagem que aqui transcrevemos, foram alvo de uma tentativa de cobrança fraudulenta:

        "Caro Cliente tem valores em divida evite o corte a partir de 12/11 se não pagou, pode faze-lo no MB: Ent 21800 Ref 366183259 Valor 143 EUR
        EEM"

        Caso receba estes SMS, que representam um esquema de phishing, através do qual uma entidade desconhecida pretende extorquir o seu dinheiro, ignore a mensagem, não click em links que possam existir e apague o SMS.
     
    Contactos

    Serviço de Apoio ao Cliente
    Linha gratuita: EEM 800 221 187
    Todos os dias, das 08h00 às 00h00.
    Endereço Eletrónico: clientes@eem.pt

    Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses nº 32
    9064-501 Funchal Madeira
    Portugal

     

    Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)
    Linha gratuita: 800 221 187
    Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.
    Endereço Eletrónico: pit_at@eem.pt

    Gabinete de Proteção de Dados
    Endereço eletrónico: protecaodedados@eem.pt

    Contacte-nos

    • Use o nosso formulário de contacto para falar connosco.
    • + VER MAIS 

     

    Ajude-nos a melhorar

    • Ajude-nos a melhorar o nosso serviço.
    • + VER MAIS 

      

    Consulte os seus pedidos

     

    EEM

    Apoio ao cliente EEM | Linha Gratuíta

    Todos os dias, das 08h00 às 00h00

    800 221 187

    Endereço Eletrónico EEM clientes@eem.pt

     

    Apoio Técnico na Ligação à Rede (PIT)

    Dias úteis, das 08h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

    800 221 187

    Endereço Eletrónico EEM pit_at@eem.pt

     

    Lojas EEM

    Dias úteis, das 08h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h00

    Lojas do Cidadão

    Dias úteis, das 08h30 às 19h30 e sábados das 08h30 às 13h30