Ligação à rede

Share Image

O processo relativo ao estabelecimento de uma ligação à rede eléctrica, caracteriza-se por uma sequência de eventos, que se inicia com a necessidade de estabelecer a ligação de uma instalação e que termina no momento em...

    Ligação à rede

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Ligação à rede

    O processo relativo ao estabelecimento de uma ligação à rede eléctrica, caracteriza-se por uma sequência de eventos, que se inicia com a necessidade de estabelecer a ligação de uma instalação e que termina no momento em que a ligação é considerada em condições de ser integrada em exploração.

    Numa primeira fase, é necessário avaliar as condições técnicas de ligação à rede. Para este efeito, o Técnico Responsável (pelo projecto ou execução), ou a Entidade Instaladora, deverá submeter à EEM o respetivo pedido de informação PIT (Pedido de Informação Técnica), com a indicação dos parâmetros necessários à análise da ligação pretendida.

    Consideram-se dois tipos de pedido de informação: PIT-Pedido de Informação Técnica (Projecto) e PIT-Pedido de Informação Técnica (Execução).

    PIT -  Pedido de Informação técnica (Projeto)

    O PIT-Projecto deve ser submetido à EEM quando seja necessário avaliar previamente a viabilidade técnica de uma ligação à rede ou enquadrar a ligação para efeitos de realização de projecto.

    PIT - Pedido de Informação Técnica (Execução)

    O PIT - Execução deve ser submetido à EEM, pelo Técnico Responsável ou pela Entidade Instaladora, com antecedência necessária, de modo a permitir o parecer/condicionamento da EEM (até 15 dias para ligações BT e até 30 dias para ligações MT), acrescido do tempo necessário à preparação/construção da ligação à rede.

    Será sempre necessário submeter o PIT-Execução, independentemente de ter existido ou não o PIT-Projecto.

    Concluída a construção dos elementos de ligação à rede, o Técnico Responsável ou a Entidade Instaladora, poderá submeter a requisição para fornecimento de energia eléctrica, seguindo os passos necessários à contratação.

    As condições comerciais de ligação à rede encontram-se definidas no Regulamento de Relações Comerciais do Sector Elétrico, Regulamento nº 1129/2020, de 30 de dezembro.

    Pedido de ligação à rede em baixa tensão (BT)

    Pedido de ligação à rede em média tensão (MT)

    Aumento de potência requisitada

    Ligações provisórias ou eventuais

    Ligações de BT a distância superior a 600 metros

    Ligação à rede de urbanizações, de parques industriais e de parques comerciais

    Atualizado em 06/10/2023 17:28 por Carla Freitas.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões