Compensador Síncrono

Share Image

Ficha de Projeto Saiba mais A instalação do compensador síncrono, a instalar na freguesia do Caniçal-Machico, visa contribuir para a operação segura do sistema elétrico, com recurso integral a energias renováveis....

    Empresa de Electricidade da Madeira | EEM

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Compensador Síncrono

    PRR 2024


     

    Ficha de Projeto Saiba mais

    A instalação do compensador síncrono, a instalar na freguesia do Caniçal-Machico, visa contribuir para a operação segura do sistema elétrico, com recurso integral a energias renováveis. Terá uma capacidade mínima de 15 MVAr e terá um contributo relevante para a potência de curto-circuito, inércia natural e regulação de tensão, em situações de potência térmica muito baixa ou mesmo nula, isto é, sem geradores térmicos ligados à rede, sendo necessário para compensar parte das funções asseguradas pelos geradores térmicos, em complemento aos projetos de sistemas de baterias.

    Assim, a solução combinada do novo sistema de baterias com o compensador síncrono, vai permitir alcançar a exploração segura do sistema elétrico, num contexto de produção sem componente termoelétrica.

    O montante de investimento inicialmente considerado foi de 4 milhões de Euros.

    A conclusão desta obra está prevista para final de 2024.

    Principais atividades/fases da obra:

    • Concurso para a execução da obra: julho de 2022
    • Contrato: setembro de 2023
    • Visto do Tribunal de Contas: novembro de 2023
    • Data de consignação: novembro de 2023
    • Construção: Até final de 2024

    Atualizado em 09/05/2024 16:53 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões