Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água

Share Image

Ficha do Projeto Saiba mais A Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água a implementar pela EEM, que já conta com 70 anos de exploração compreende a substituição e upgrade dos equipamentos elétricos e...

    Empresa de Electricidade da Madeira | EEM

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    1. Início
    2. Projetos Cofinanciados
    3. PRR - Investimento C14-i02-RAM
    4. Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água
    Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água

    PRR 2024


     

    Ficha do Projeto Saiba mais

    A Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água a implementar pela EEM, que já conta com 70 anos de exploração compreende a substituição e upgrade dos equipamentos elétricos e mecânicos, incluindo a conduta forçada, mantendo apenas o edifício. Trata-se de uma instalação localizada na zona central da ilha, o que lhe confere uma posição estratégica relevante, ao nível da prestação de serviços de sistema, contribuindo assim para o eixo de segurança de abastecimento e para o incremento de produção de eletricidade através de fonte de energia renovável.

    No âmbito desta remodelação considerou-se o aumento da potência instalada de 5,2 MW (2x2,6MW) para cerca de 10,8 MW (2x5,4MW), o que a par da introdução de um novo regime de operação (modo de compensação síncrona), permitirá dotar o sistema elétrico de uma maior capacidade de resposta, para fazer face a variações da produção renovável intermitente e também a variações de carga, atuando em complemento à resposta das baterias, num contexto de crescimento continuado de integração de fontes de energia limpa, com uma meta de curto prazo de 50%, face à produção total. Além da vertente de serviços de sistema acima referida, que contribui para o eixo da segurança de abastecimento, este projeto contribuirá, igualmente, para o eixo da aposta nas energias renováveis, através do aumento da produção hidroelétrica, quer através da melhoria da eficiência do sistema, quer através do aumento da disponibilização de água.

    Além da Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água propriamente dita, o plano contempla, também, o aumento da capacidade da câmara de carga, de modo a aumentar a flexibilidade de gestão da central, num volume inicialmente estabelecido de 18 000 m3.

    Investimento inicial: 15,5 milhões de Euros.

    Principais objetivos: Fornecimento de serviços de sistema e aumento da produção hidroelétrica.

    Resultados esperados/atingidos: Incremento da potência instalada de 5,2 MW para 10,8 MW.

    Principais atividades/fases da remodelação da central:

    • Estudos e projetos: 2020-2021
    • Concurso para a execução da obra: fevereiro de 2022
    • Contrato: junho de 2022
    • Visto do Tribunal de Contas: setembro de 2022
    • Construção: 2022-2024

    Atualizado em 09/05/2024 16:52 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões