Compensação Síncrona

Share Image

A compensação síncrona permite complementar a ação das centrais de baterias, através do aumento da inércia do sistema elétrico, tornando-o mais robusto perante perturbações na rede, quer estas ocorram devido a falhas na...

    Produção

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Compensação Síncrona

    A compensação síncrona permite complementar a ação das centrais de baterias, através do aumento da inércia do sistema elétrico, tornando-o mais robusto perante perturbações na rede, quer estas ocorram devido a falhas na rede, ou devido a falhas e variações repentinas do sistema eletroprodutor.

    Neste âmbito, é de assinalar a adaptação das centrais hidroelétricas dos Socorridos e da Calheta de Inverno, para poderem operar em regime de compensação síncrona (em todo o ano, não sendo necessário gastar água), sendo que a central Calheta III foi já concebida para operar em três regimes: produção, bombagem e compensação síncrona. Nesta vertente, é de assinalar a instalação em curso de um compensador síncrono de raiz, na zona Este da ilha.

    Atualizado em 23/01/2024 16:22 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões