Rede de transmissão

Share Image

A rede de transmissão é uma estrutura destinada ao transporte de energia elétrica entre os centros electroprodutores e as subestações de distribuição. Para minimizar as perdas de energia no transporte, utilizam-se níveis...

    Transporte

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Rede de transmissão

    A rede de transmissão é uma estrutura destinada ao transporte de energia elétrica entre os centros electroprodutores e as subestações de distribuição. Para minimizar as perdas de energia no transporte, utilizam-se níveis de tensão elevados, sendo que, na Região Autónoma da Madeira, se utilizam os níveis de 60 kV e de 30 kV. Estes níveis suportados por linhas de transmissão, no caso da rede aérea, e por cabos, no caso da rede subterrânea.

    As linhas de transmissão utilizadas na rede aérea são constituídas por materiais condutores em cobre (Cu) ou em Alumínio-Aço (Al-Aço) e são suportadas por apoios que podem ser de betão armado ou de estruturas metálicas com alturas determinadas pelas distâncias regulamentares de segurança.

    Os cabos utilizados na rede subterrânea são constituídos por almas condutoras de alumínio (Al) ou cobre (Cu) e isolados por materiais como o papel empregando a óleo, no caso das ligações mais antigas, e Polietileno Reticulado (PEX), no caso das ligações mais recentes. Estes cabos são instalados diretamente no solo ou, mais recentemente, em condutas nas vias públicas, com uma profundidade regulamentar dependente da tensão utilizada, intercaladas por caixas de visita de modo a facilitar a sua colocação e exploração.

    A rede a 30 kV é a mais extensa e antiga, tendo origem nos anos 50, com a eletrificação rural. Mais recentemente, nos anos 80, passou a utilizar-se o nível de tensão a 60 kV, a qual permite maiores capacidades de transporte e menores custos de exploração.

    Para obter informação mais detalhada, consulte a informação disponível em Caracterização da Rede.

     

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões