Telecomunicações

Share Image

O serviço de telecomunicações da EEM é responsável pela implementação e manutenção de vários outros serviços e redes de telecomunicações necessários à atividade da empresa. Entre esses serviços podemos destacar: Rede...

    Transporte

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Telecomunicações

    O serviço de telecomunicações da EEM é responsável pela implementação e manutenção de vários outros serviços e redes de telecomunicações necessários à atividade da empresa. Entre esses serviços podemos destacar:

    Rede de telecomunicações para o telecomando

    A rede de telecomunicações para o telecomando constitui o meio veículo para telecomandar as subestações, os postos de corte e seccionamento e os centros electroprodutores ligados à rede de transporte e distribuição. Esta rede é suportada por sistemas de transmissão e multiplexagem por fibra ótica e feixes hertzianos, cobrindo toda a ilha da Madeira e Porto Santo e pelas unidades remotas de comando e aquisição de dados, genericamente conhecidas por RTU’s, que fazem parte da rede SCADA (Supervision Comand and Data Aquisition) da EEM.

    Rede WAN

    A rede WAN (ou Wide Área Network), baseada na transmissão por fibra ótica, foi desenvolvida pela EEM no sentido de criar serviços de dados e de voz que facilitem a comunicação entre as diferentes instalações da empresa. A rede assegura, também, as condições de interligação necessárias para a disponibilização de Internet aos profissionais da EEM.

    Rede Rádio Móvel Privativa

    A Rede Rádio Móvel Privada (ou Private Móbile Rádio) assegura as comunicações móveis da EEM, nomeadamente as que servem os serviços de piquete na zona do Funchal e nas restantes áreas abrangidas pela rede elétrica no arquipélago.

    É importante mencionar que o serviço de telecomunicações da EEM encontra-se presentemente envolvido em vários projetos, nomeadamente na criação de redes para telemetria, telecomando da rede de distribuição e telecontagem, localização da frota de automóveis da EEM e na expansão da rede de fibras óticas, com criação de um anel à volta da ilha, bem como iniciativas visando a introdução de novas tecnologias para redes de telecomunicações usando a tecnologia PowerLine, utilizando as infraestruturas de média e baixa tensão da empresa.  

     

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões