Horizonte 2020

Share Image

O Horizonte 2020 é o programa-quadro comunitário para a investigação e inovação.Com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da União...

    Empresa de Electricidade da Madeira | EEM

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Horizonte 2020

    Ue Acordosubvencaopt


    O Horizonte 2020 é o programa-quadro comunitário para a investigação e inovação.

    Com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da União Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação e inovação, sobretudo através do co-financiamento de projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico, demonstração e inovação. O apoio financeiro é concedido através de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

    O Horizonte 2020 assenta em três pilares de ação prioritários.

    1. Excelência Científica

    Integra atividades que visam reforçar e alargar a excelência da base científica da UE e tornar o sistema de investigação e inovação Europeu mais competitivo à escala global, em torno dos seguintes temas:

    2. Liderança Industrial

    Tem como objetivo acelerar o desenvolvimento das tecnologias e inovações que estarão subjacentes às empresas no futuro e ajudar as PME europeias inovadoras a crescerem e transformarem-se em empresas líderes mundiais.

    Objetivos específicos:

    • Liderança nas Tecnologias Facilitadoras e Industriais (Leadership in enabling and industrial technologies) – apoio à investigação, desenvolvimento e demonstração e, quando apropriado, à normalização e certificação, no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Nanotecnologia, Materiais Avançados, Biotecnologia, Fabrico Avançado e Processamento e Espaço. 
    • Acesso ao Financiamento de Risco (Access to risk finance) visa colmatar as falhas no acesso aos empréstimos e capitais próprios para projetos de I&D e de inovação de empresas em todas as fases do seu ciclo de vida. O InnovFin – EU Finance for Innovators – uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Horizonte 2020, conjuntamente com os instrumentos financeiros disponibilizados pelo COSME, oferece um conjunto de instrumentos financeiros e aconselhamento, abrangendo toda a cadeia de investigação e inovação de modo a apoiar os investimentos das empresas, incluindo as PME e microempresas;
    • Inovação nas PME (Innovation in SMEs) disponibiliza serviços “à medida” das necessidades das PME, tendo em vista estimular todas as formas de inovação e incentivar a sua internacionalização.

    3. Desafios Societais

    Apoia atividades desde a investigação ao mercado, colocando a tónica nas fases piloto, demonstração, test-beds e apoio à procura pública e comercialização.

    O financiamento está centrado nos seguintes desafios: saúde, alterações demográficas e bem-estar das populações; segurança alimentar, agricultura e floresta sustentável, investigação marinha e marítima, e bioeconomia; energia segura, limpa e eficiente; transportes integrados verdes e inteligentes; alteração climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; sociedades inclusivas e inovadoras; sociedades seguras: acções climáticas.

    Saiba mais sobre os projetos inseridos neste investimento:

    SMILE

    INSULAE

    Atualizado em 09/05/2024 11:57 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões