SMILE

Share Image

Saiba mais O SMILE é um projeto financiado pelo quadro-programa Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia. Envolve 19 parceiros a nível europeu, sendo que a nível regional estão abrangidas 4 entidades distintas (EEM,...

    Empresa de Electricidade da Madeira | EEM

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    SMILE

    Banner Smile Black


    Saiba mais

    O SMILE é um projeto financiado pelo quadro-programa Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia. Envolve 19 parceiros a nível europeu, sendo que a nível regional estão abrangidas 4 entidades distintas (EEM, ACIF, M-ITI, prsma).

    Para além da ilha da Madeira, o projeto SMILE envolve ainda mais duas ilhas europeias (Orkney na Escócia e Samsø na Dinamarca), onde serão demonstradas novas tecnologias de redes elétricas inteligentes, que podem entrar no mercado a curto prazo. A ilha da Madeira tem a particularidade de ser a única no projeto com uma rede elétrica isolada.

    As soluções tecnológicas a testar são variadas e incluem a integração de baterias, aquecimento, acumulação de energia hídrica, veículos elétricos, armazenamento de energia em barcos e tarifas dinâmicas, entre outras. Estas tecnologias serão aplicadas em pilotos reais nas três ilhas, antecipando o seu impacto e a entrada no mercado através do envolvimento direto dos cidadãos. Na ilha da Madeira, o SMILE irá focar três pilares fundamentais: a microprodução, o autoconsumo com armazenamento e a mobilidade elétrica (carregamento). Esta combinação irá permitir o estudo e a futura implementação, de pequenas redes inteligentes locais ("smart-grids") na ilha da Madeira, aumentando a produção descentralizada renovável, aliada a uma gestão inteligente da energia, garantindo o abastecimento, a segurança e a qualidade.

    A EEM - Empresa de Eletricidade da Madeira S.A, tem como principal função a integração destas novas tecnologias na rede elétrica, bem como prestar todo o apoio técnico e logístico relacionado com as tecnologias de gestão da rede pública. Em termos de orçamento, 70% das despesas elegíveis (maioritariamente horas/homem) da EEM serão financiadas na íntegra pelo H2020, enquanto que os restantes 30% serão suportados pela EEM.

    Projeto Smile


    Subprojetos

    • Microprodução solar para injeção na rede elétrica pública (BT) da ilha da Madeira.

    Objetivo: Maximização e controlo da microprodução solar fornecida na rede elétrica pública (BT), através da instalação de baterias locais e instalação de baterias no ponto de ligação da rede de distribuição BT/MT (PT) para controlo e regulação da frequência e tensão da rede local.

    • Unidades de Produção Solar para Autoconsumo na ilha da Madeira.

    Objetivo: Maximização do aproveitamento solar em Unidades de Produção de Autoconsumo (UPACs) através do armazenamento com baterias, incluindo sistema de controlo e possibilidade de integração do excedente na rede elétrica local (BT).

    • Mobilidade Elétrica: Pontos de carregamento para veículos elétricos em áreas de acesso privativo na ilha da Madeira.

    Objetivo: Otimização dos carregamentos de veículos elétricos em parques e frotas privadas, através do controlo e automação de Postos de Carregamento existentes.

    Para mais informações consulte o site do projeto SMILE.

    Atualizado em 10/05/2024 11:34 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões