Reforço da capacidade de armazenamento de energia da Central de Baterias do Caniçal (CBM2) (2025-2026)

Este projeto tem como principal objetivo adicionar cerca de 7 MWh de energia à capacidade atual do sistema existente, através da instalação de 18 novos “racks” de baterias. Este reforço permite elevar a potência ativa disponível até 27 MW, maximizando o potencial dos conversores já instalados e aumentando a integração de energia renovável no sistema elétrico da Madeira.
Cofinanciado pelo PRR, o projeto contribui para a redução da dependência térmica, melhoria da estabilidade da rede e operação segura em períodos de elevada produção renovável. A sua conclusão está prevista para junho de 2026.
Investimento inicial: cerca de 2,2 milhões de euros.
A conclusão desta obra está prevista para o final do primeiro semestre de 2026.
Principais atividades/fases da obra:
- Assinatura do contrato: 13 de agosto de 2025
- Data de consignação: 1 de setembro de 2025
- Início da instalação de novos equipamentos: março de 2026
Este projeto é possível devido ao financiamento da União Europeia através do PRR. Saiba mais em: https://recuperarportugal.gov.pt/
Publicado em
23/01/2026 12:07
Atualizado em
23/01/2026 12:22
por
Francisco Alves.
Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões