Iluminação pública

Share Image

A rede de iluminação pública é alimentada em baixa tensão e tem como objetivo garantir níveis de iluminação adequados nas zonas públicas, podendo assumir também funções decorativas. Os focos de iluminação pública são...

    Iluminação pública

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Iluminação pública

    A rede de iluminação pública é alimentada em baixa tensão e tem como objetivo garantir níveis de iluminação adequados nas zonas públicas, podendo assumir também funções decorativas. Os focos de iluminação pública são normalmente instalados nos apoios afetos à rede de distribuição em baixa tensão no caso da rede aérea, ou em apoios dedicados, no caso de zonas servidas por redes de distribuição subterrâneas.

    A alimentação elétrica dos focos de iluminação, quando instalados na rede aérea, é realizada por condutores existentes nos próprios cabos de distribuição (cabos torçados). No caso da rede subterrânea, os circuitos elétricos são normalmente, instalados em canalizações próprias.

    A iluminação pública é controlada nos postos de transformação ou em armários próprios por células fotoelétricos, sensíveis à luz ambiente, ou por relés horários.

    Na RAM, o estabelecimento das redes de iluminação pública e os respetivos encargos são objeto de contrato entre a EEM e o Governo Regional ou os municípios.  

     

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões