Rede de baixa tensão

Share Image

Esta rede é suportada por cabos aéreos, no caso da rede aérea, e por cabos subterrâneos, no caso da rede subterrânea. Os cabos aéreos (cabos torçados) utilizados na rede aérea são constituídos por materiais condutores...

    Rede de baixa tensão

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Rede de baixa tensão

    Esta rede é suportada por cabos aéreos, no caso da rede aérea, e por cabos subterrâneos, no caso da rede subterrânea.

    Os cabos aéreos (cabos torçados) utilizados na rede aérea são constituídos por materiais condutores em cobre (Cu) ou em Alumínio (Al), sendo suportados por apoios que podem ser de betão armado, madeira ou metálicos. A rede aérea é a mais frequentemente utilizada nas zonas rurais e suburbanas.

    Os cabos utilizados na rede subterrânea de distribuição em BT são constituídos por almas condutoras de alumínio (Al) ou cobre (Cu) e isolados por materiais isolantes tais como o papel impregnado a óleo, no caso das ligações mais antigas, e PVC (Policloreto de Vinilo) ou PEX (Polietileno Reticulado), no caso das ligações mais recentes. São instalados diretamente no solo ou em condutas nas vias públicas, intercaladas por caixas de visita e armários de distribuição. A rede subterrânea é utilizada preferencialmente em zonas urbanas e zonas de interesse arquitetónico, de modo a limitar o seu impacto visual.

    A rede de distribuição de baixa tensão constitui o veículo de distribuição da energia aos clientes em baixa tensão, a 400 V, no caso das alimentações trifásicas, e a 230 V, no caso das alimentações monofásicas. Esta rede é alimentada pelos postos de transformação localizados nas proximidades dos consumos.  

     

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões