Rede de média tensão

Share Image

A energia elétrica produzida nas centrais electroprodutoras é transportada para as subestações de distribuição a uma tensão elevada, por questões de minimização das perdas de energia. Nas subestações de distribuição a...

    Rede de média tensão

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Rede de média tensão

    A energia elétrica produzida nas centrais electroprodutoras é transportada para as subestações de distribuição a uma tensão elevada, por questões de minimização das perdas de energia. Nas subestações de distribuição a tensão é transformada para uma tensão intermédia, mais adequada para a rede de distribuição, que, por sua vez alimenta quer os clientes de média tensão quer os postos de transformação de serviço público.

    Na RAM, a distribuição em média tensão é, normalmente, realizada a 6,6 kV, embora também se efetue pontualmente a 30 kV, e é suportada por linhas aéreas e por cabos subterrâneos.

    Os cabos utilizados na rede subterrânea de distribuição são constituídos por almas condutoras de alumínio (Al) ou cobre (Cu) e isolados por materiais isolantes tais como o papel impregnado a óleo, no caso das ligações mais antigas e PEX (Polietileno Reticulado) no caso das ligações mais recentes. São instalados diretamente no solo ou em condutas (mais recentemente) nas vias públicas, com a profundidade regulamentar, intercaladas por caixas de visita, de modo a facilitar a sua instalação e exploração.

    Para obter informação mais detalhada, consulte a informação disponível em Caracterização da Rede.

     

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões