Centrais termoeletricas

Share Image

Uma central termoelétrica consiste numa instalação para a produção de energia elétrica mediante a transformação de energia de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos (carvão, petróleo, naftas, gás natural). Estes...

    Centrais termoeletricas

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    1. Início
    2. Quem somos
    3. Sistema elétrico
    4. Produção
    5. Centrais termoelétricas
    Centrais termoelétricas

    Uma central termoelétrica consiste numa instalação para a produção de energia elétrica mediante a transformação de energia de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos (carvão, petróleo, naftas, gás natural). Estes combustíveis, que são fontes de energia primária não renovável, são queimados e transformados em energia mecânica movimentando os ímanes dos geradores elétricos, que vão produzir corrente elétrica alternada.

    Na Ilha da Madeira existem duas centrais termoelétricas, uma pertença da EEM e outra gerida por um operador privado. Até ao ano 2013 ambas as centrais queimavam essencialmente fuelóleo. Com a construção da terceira nave na central térmica da Vitória – Vitória III, a qual foi dotada de motores dual-fuel, foi possível, a partir de 2014, passar a utilizar gás natural, em vez do fuelóleo, constituindo uma fonte de energia menos poluente.

    Na Ilha do Porto Santo, existe uma central termoelétrica, pertença da EEM, baseada na queima de fuelóleo.

    Central do Porto Santo

    Central da Vitória

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões