Tentativas de Fraude

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Saiba como identificar emails, visitas técnicas, sms e telefonemas fraudulentos em nome da EEM.   EMAILS FRAUDULENTOS. Os emails são frequentemente usados em burlas como porta de entrada para aceder ao seu...

    Tentativas de Fraude

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

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    Tentativas de fraude

    Saiba como identificar emails, visitas técnicas, sms e telefonemas fraudulentos em nome da EEM.

     

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    EMAILS FRAUDULENTOS.

    Os emails são frequentemente usados em burlas como porta de entrada para aceder ao seu computador.

    Siga os seguintes passos para perceber se está perante um email fraudulento e evite o risco:

    • Verifique o domínio do remetente do email
    • Verifique o endereço de email de onde lhe é enviada a fatura
    • Verifique os links que aparecem no email, mas não click/carregue
    • Verifique há anexos no email, mas não abra
    • Não responda à mensagem nem reencaminhe e apague a mensagem do seu email.

     

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    FRAUDES TELEFÓNICAS

    Saiba como identificar sms e telefonemas fraudulentos em nome da EEM

    A cobrança de faturas em dívida pode ser feita telefonicamente. No entanto, o meio de pagamento só será feito por referência multibanco presente nos documentos enviados em nome da EEM ou gerada no momento a pedido do cliente. Só existe uma referência válida para Entidade, em uso pela EEM, é a 20832.

    A EEM não pratica a venda telefónica proactiva - telemarketing Outbound - para persuadir os seus Clientes à adesão de novos serviços e produtos ou para fazer mudanças contratuais.

    Conheça aqui as últimas tentativas de fraude telefónicas detetadas em nome da EEM.

    1. 1 - A EEM identificou nova tentativa de fraude em março de 2021, nomeadamente há vários relatos de Clientes que informam terem recebido um SMS a solicitar o pagamento de uma pretensa dívida à EEM e que para evitar a suspensão de fornecimento de energia elétrica, deve ser efetuado o respetivo pagamento, indicando para o efeito a Entidade 21800.
    2. 2 - Os Clientes da EEM que recebam SMS com a mensagem que aqui transcrevemos, também estão a ser alvo de uma tentativa de cobrança fraudulenta:
      "Caro Cliente tem valores em divida evite o corte a partir de 12/11 se não pagou, pode faze-lo no MB: Ent 21800 Ref 366183259 Valor 143 EUR
      EEM"
    3. 3 - Os Clientes da EEM que forem alvo de uma persuasão telefónica, para aderir ao Serviço de Débito Direto (SDD), aliciados com um desconto de 13% na primeira fatura, estão a ser vitimas de tentativa de fraude. Os infratores apresentam-se como funcionários da EEM - Empresa de Eletricidade da Madeira, e indicam um primeiro e último nome (André silva) e o nº de telefone utilizado é 938 310 794. Pedem ao cliente o número de IBAN e dão indicações ao cliente para que se dirija a uma Caixa Multibanco para concluir o processo de adesão ao SDD.

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    FRAUDE PRESENCIAL

    Saiba como identificar potenciais tentativas de fraude presencial em nome da EEM

    • A cobrança de faturas em dívida nunca é feita presencialmente.
    • Os técnicos que vão realizar as leituras ao contador não pedem aos clientes para assinar documentos.
    • A EEM não cobra por alterações contratuais.
    • Os técnicos da EEM que fazem leituras identificam-se de forma inequívoca.

    Atualizado em 07/08/2023 15:29 por Joana Araújo.

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