Energia reativa

Share Image

Em conformidade com o disposto no Regulamento de Relações Comerciais aplicável a todo o sector eléctrico nacional, incluindo a Região Autónoma da Madeira e dos Açores, emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços...

    Energia reativa

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    1. Início
    2. Clientes
    3. Faturação
    4. Energia reativa
    Energia reativa

    Em conformidade com o disposto no Regulamento de Relações Comerciais aplicável a todo o sector eléctrico nacional, incluindo a Região Autónoma da Madeira e dos Açores, emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE, foram revistas as regras de facturação de energia reactiva com implicações na factura de electricidade dos clientes fornecidos nos níveis de Média Tensão e BTE- Baixa Tensão Especial.

    Neste enquadramento, foi publicado o Despacho da ERSE n.º 7253/2010, que define o regime de facturação de energia reactiva indutiva e capacitiva aplicável ao uso das redes eléctricas, indo, assim, de encontro às estratégias de eficiência energética e dos objectivos definidos pelo Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), em matéria de redução das perdas nas redes.

    A energia reactiva é a energia responsável pela criação do campo magnético nas bobinas de aparelhos como motores, lâmpadas de descarga, transformadores, geradores, entre outros. Quando esta energia é consumida, em resultado das cargas indutivas, designa-se por energia reactiva indutiva, enquanto que nos casos em que a energia é fornecida à rede, designa-se por capacitiva. As alterações especificadas no Despacho supra referido referem-se apenas à energia reactiva indutiva, no período fora do vazio.

     Saiba mais nos seguintes links:

    Regras de faturação dos encargos

    Mecanismos de redução/anulação da faturação de energia reativa

     

    Atualizado em 21/06/2023 12:15 por Joana Araújo.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões