Central da calheta inverno

Share Image

A Central da Calheta de Inverno foi construída em 1992, com o objetivo de aproveitar os caudais excedentários ao abastecimento público e garantidos pelos caudais já turbinados na Central da Calheta. Como sugerido pelo...

    Central da calheta inverno

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Central da Calheta Inverno

    A Central da Calheta de Inverno foi construída em 1992, com o objetivo de aproveitar os caudais excedentários ao abastecimento público e garantidos pelos caudais já turbinados na Central da Calheta. Como sugerido pelo seu nome, a central fica situada na vila da Calheta, junto à margem direita da ribeira do mesmo nome, à cota de cerca de 13 metros e aproveita a água turbinada na Central da Calheta, utilizando uma queda útil de cerca de 610 metros.

    A Central da Calheta de Inverno funciona, sobretudo, durante o Inverno, sendo a água conduzida desde a Central da Calheta até à câmara de carga (com 20.000m3 de capacidade), através de um canal com 1.800 metros de extensão, construído sobre o troço inicial da levada da Ponta do Pargo. Durante o Verão, a água escoante na levada é essencialmente destinada ao regadio, verificando-se que a jusante da câmara de carga a levada da Ponta do Pargo não é alterada.

    A água turbinada na Central da Calheta de Inverno é restituída diretamente no mar, uma vez que a cota de jusante já não permite outra utilização.

    A contribuição média anual desta central é de cerca de 20 GWh.  

    Ver mais informações

     

    Central de Inverno Calheta 

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões