Central da Calheta

Share Image

A Central da Calheta foi integrada nas obras da primeira fase dos aproveitamentos hidroagrícolas, tendo ficado concluída em 1953. Inicialmente equipada com três grupos de diferentes quedas, foi posteriormente ampliada...

    Centrais hidroeléctricas

    Produzimos, transportamos, distribuímos e comercializamos energia na Região Autónoma da Madeira, de forma ambientalmente sustentável, satisfazendo os requisitos e expectativas dos nossos clientes.

    EEM, Energia, Electricidade, Produção, Transporte, Distribuição, Comercialização, RAM, Região Autónoma da Madeira, Ambiente, Sustentabilidade, Cliente, Serviço, Rede Elétrica, Qualidade

    Central da Calheta

    A Central da Calheta foi integrada nas obras da primeira fase dos aproveitamentos hidroagrícolas, tendo ficado concluída em 1953.

    Inicialmente equipada com três grupos de diferentes quedas, foi posteriormente ampliada com um quarto grupo em 1978.

    Esta central juntamente com a Central da Serra de Água, constituiu durante muito tempo a base da produção de eletricidade da Ilha da Madeira e, ainda hoje, são as centrais hidroelétricas mais regulares do sistema da E.E.M., contribuindo com uma parcela importante para a produção total da Ilha.

    A Central da Calheta fica situada na ribeira da Calheta, a cerca de quatro quilómetros a Nordeste da vila do mesmo nome, sendo a altitude do solo da central de cerca de 658 metros acima do nível médio do mar.

    Ver mais informações

    Central Calheta

    Atualizado em 23/01/2024 16:13 por Francisco Alves.

    Conteúdo não disponível

    Conteúdo não disponível em ecrãs de pequenas dimensões